Kant no prefácio da
Critica da Razão pura expõem seu projeto de fazer pela filosofia o
que Copérnico fez pela a astronomia. Kant propõem a analise da própria razão, sua
estrutura, seus limites ao invés de seus resultados. Assim munidos de
tais conhecimentos estaríamos cônscios do que esperar e do que não
esperar da razão. No meio de sua exposição ele fala que Copérnico
de maneira análoga tirou a terra do centro do universo e a fez
vagar como simples planeta no sistema solar. Daí ele cunha a expressão revolução copernicana.
Gretchen também foi
responsável por uma revolução copernicana no modo de dançar. Em
uma entrevista ela afirmou que propositalmente começou a dançar de
costas para o público ou para a câmera. Será que não poderíamos
também inverter nossa percepção sobre essa fabulosa artista
Brasileira que numa revolução copernicana mudou para sempre a
historia da música e da dança no Brasil?
Nascida
como Maria
Odete Brito de Miranda alcançou a
fama com o nome artistico de Gretchen. No
seu nome artístico já há uma clara referencia a personagem Gretchen (em português Margarete) de Goethe em seu livro Fausto, mostrando assim a cultura e
erudição de nossa pensadora. Mas ela foi alem de sua cultura
europeia.
Na
mesma entrevista Gretchen afirma ter feito balé e outras danças
desde criança e que a ideia de dançar de costas foi uma reação a
“rigidez” que essas danças lhe impuseram.
O
balé e outras danças de palco europeias são criadas e
desenvolvidas através do paradigma o palco italiano em que há um
sentido de frente-atras, certo-errado, feio-bonito,
artista-expectador. Mas em outras matrizes de pensamento como a
indígena e a africana não há palco. As pessoas geralmente dançam
em círculos não há frente e atras, certo errado, feio bonito
artista expectador. Ao dançar de costas ela subverteu a ordem
“natural” das coisas assim como o filosofo alemão e o astrônomo
polonês. Gretchen com sua virada copernicana libertou a dança
brasileira do julgo europeu e evidenciou as matrizes Indígena e
africanas na dança brasileira.
Por
esta razão peço a imediata colocação de Gretchen no Panteon dos
grandes filósofos brasileiros assim como Farias Brito, Tobias
Barreto, Olavo de Carvalho e Raul Landim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário