terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Gretchen e Virada Copernicana na Cultura Brasileira



Kant no prefácio da Critica da Razão pura expõem seu projeto de fazer pela filosofia o que Copérnico fez pela a astronomia. Kant propõem a analise da própria razão, sua estrutura, seus limites ao invés de seus resultados. Assim munidos de tais conhecimentos estaríamos cônscios do que esperar e do que não esperar da razão. No meio de sua exposição ele fala que Copérnico de maneira análoga tirou a terra do centro do universo e a fez vagar como simples planeta no sistema solar. Daí ele cunha a expressão revolução copernicana.
Gretchen também foi responsável por uma revolução copernicana no modo de dançar. Em uma entrevista ela afirmou que propositalmente começou a dançar de costas para o público ou para a câmera. Será que não poderíamos também inverter nossa percepção sobre essa fabulosa artista Brasileira que numa revolução copernicana mudou para sempre a historia da música e da dança no Brasil?
Nascida como Maria Odete Brito de Miranda alcançou a fama com o nome artistico de Gretchen. No seu nome artístico já há uma clara referencia a personagem Gretchen (em português Margarete) de Goethe em seu livro Fausto, mostrando assim a cultura e erudição de nossa pensadora. Mas ela foi alem de sua cultura europeia.
Na mesma entrevista Gretchen afirma ter feito balé e outras danças desde criança e que a ideia de dançar de costas foi uma reação a “rigidez” que essas danças lhe impuseram.
O balé e outras danças de palco europeias são criadas e desenvolvidas através do paradigma o palco italiano em que há um sentido de frente-atras, certo-errado, feio-bonito, artista-expectador. Mas em outras matrizes de pensamento como a indígena e a africana não há palco. As pessoas geralmente dançam em círculos não há frente e atras, certo errado, feio bonito artista expectador. Ao dançar de costas ela subverteu a ordem “natural” das coisas assim como o filosofo alemão e o astrônomo polonês. Gretchen com sua virada copernicana libertou a dança brasileira do julgo europeu e evidenciou as matrizes Indígena e africanas na dança brasileira.
Por esta razão peço a imediata colocação de Gretchen no Panteon dos grandes filósofos brasileiros assim como Farias Brito, Tobias Barreto, Olavo de Carvalho e Raul Landim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário